• Bio
    • Beatriz Azevedo
    • Bárbaros Tecnizados
  • Música
  • Literatura
    • Livros
    • Imprensa Literatura
    • Livros, Leituras, Curadorias
    • Poemas Traduções Leituras
  • Teatro
    • Peças
    • Espetáculos
    • Imprensa Teatro
  • MULTIMEDIA
    • Fotos
    • Videos
  • Imprensa
    • Destaques
    • Críticas
    • Críticas sobre os livros
    • Clipping
    • Entrevistas TV
  • PORTFOLIO
  • Pro
  • CONTATO
  • Inglês
  • Português
B E A T R I Z AZEVEDO
  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • YouTube
  • iTunes
  • SoundCloud
  • Spotify
  • ReverbNation
  • Instagram
  • Search ...

ACROBEAT


Nome fantasia: ACROBEAT

Razão social: Abss AZEVEDO PRODUÇÕES – ME

A ACROBEAT promove a cultura brasileira e intercâmbios internacionais, no Brasil e no exterior, desde 2005. Realizou junto ao Lincoln Center de Nova York o projeto Celebrate Brazil, incluindo exposições, filmes e apresentações musicais no Walter Reade Theatre em Manhattan. A convite da Princeton University, produziu o audiovisual Now Clarice para a celebração dos 100 anos da escritora Brasileira Clarice Lispector, em 2020.   Em parceria com o SESC SP, lançou a seguir o álbum Agora Clarice com participação da artista Maria Bethânia e texto de apresentação de Caetano Veloso.

Registrada no CNPJ desde 2005, a ACROBEAT atua realizando projetos culturais, no Brasil e no exterior, com a participação de diversos artistas em linguagens como a literatura, a música, o teatro, o cinema, compondo um quadro consistente de atuação no campo cultural contemporâneo.

A Acrobeat já representou o país em importantes festivais internacionais como WOMEX na Espanha, CELEBRATE BRAZIL AT LINCOLN CENTER NY, NUBLU JAZZ FESTIVAL NY, CMJ MUSIC MARATHON NY, FESTIVAL FEMMES DU MONDE PARIS, MIRADA FESTIVAL IBERO-­AMERICANO, POPKOMM FESTIVAL BERLIM, COPA DA CULTURA BERLIM, DUNYA FESTIVAL HOLANDA, ART ANTHROPOPHAGIE AUJOURD’HUI PARIS, FLIP PARATY, VERIZON MUSIC FESTIVAL NY, MOMA BRAZIL PREMIERE NY, entre outros.

Aqui vai um resumo do histórico de atuação da empresa. Desde a sua constituição, a ACROBEAT já realizou diversas atividades artístico-culturais, incluindo os seguintes projetos:


SHOWS CLARICE CLARÃO NO SESC POMPEIA
BEATRIZ AZEVEDO, MORENO VELOSO

CRISTÓVÃO BASTOS, JAQUES MORELENBAUM, MAURICIO CHIARI
São Paulo, 12 e 13 de abril 2025
https://www.instagram.com/p/DH1fWhevi4y/

CONCERT ACROBEAT IN PARIS
SHOW BEATRIZ AZEVEDO E MARIA DE MEDEIROS
Paris, 2023/2024
https://beatrizazevedo.com/album/acrobeat-in-paris/

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA CITÉ INTERNATIONALE DES ARTS
Paris 2023/2024
https://beatrizazevedo.com/album/beatriz-azevedo-invites-helio-flanders/

NOW CLARICE
Acrobeat + Princeton University + Sesc TV 2021
https://beatrizazevedo.com/album/now-clarice/

CLARICE CLARÃO
Selo Sesc 2022
https://beatrizazevedo.com/album/clariceclarao/

PROJETO P-O-E-S-I-A.org
(2020 – atual).
https://www.p-o-e-s-i-a.org/
Conselho 
Alice Ruiz
Armando Freitas Filho
Chico Buarque de Holanda
Conceição Evaristo
Eliane Potiguara
Ricardo Aleixo
Silviano Santiago
e outros.

PORTAL ANTROPOFAGIA.COM.BR
(2005-atual)
https://www.antropofagia.com.br/

A.G.O.R.A. (Biscoito Fino 2019).

O novo disco de Beatriz Azevedo apresenta canções inéditas e participações especiais de artistas como Moreno Veloso, Zélia Duncan e Matheus Nachtergaele.  Gravado nos estúdios da Biscoito Fino no Rio de Janeiro, o disco de Beatriz Azevedo conta com a presença de grandes músicos brasileiros como Bem Gil (guitarra), Cristóvão Bastos (piano), Jaques Morelenbaum (Violoncelo), Jorge Helder (Contrabaixo), entre outros. O disco AGORA traz ainda a participação internacional de Cyro Baptista, que em Nova York gravou diversos instrumentos recolhidos em suas turnês mundiais com Sting, Yo Yo Ma, e outros.

https://beatrizazevedo.com/album/a-g-o-r-a/

ÁLBUM A.G.O.R.A no SPOTIFY


Videoclipe CANTO [Beatriz Azevedo + Moreno Veloso]

ABRACADABRA (Ed. Demônio Negro, 2019)

Publicado por editora especializada em poesia e muito respeitada entre os amantes das letras, o mais novo livro de poemas de Beatriz Azevedo, Abracadabra, conta com prefácio de José Celso Martinez Correa.   A Editora Selo Demônio Negro lançou uma publicação caprichada, feita a mão, revestida com tecido alemão. Este é o quarto livro de poemas da autora que já traduziu poetas e dramaturgos como Bernard Marie Koltés e Jean Genet, entre outros.

https://beatrizazevedo.com/livros/abracadabra/

Cabaré Transpoético (estreou no SESC POMPEIA 2019).

Inspirado no Cabaret Voltaire de Zurique, berço do dadaísmo e do surrealismo, o espetáculo navega pelo conceito de transpoesia.   Haroldo de Campos havia já defendido a ideia de “transcriação”, irmanando a criação e a tradução em um mesmo gesto literário, durante o período concretista. 

Este espetáculo investiga e transpassa as fronteiras entre as linguagens artísticas, integrando poesia, música, teatro, projeções audiovisuais e intervenções performáticas.

Os poemas de Beatriz Azevedo presentes no livro Abracadabra e as músicas do disco A.G.O.R.A. receberam a encenação de Aderbal Freire Filho e a interpretação das atrizes Beatriz Azevedo e Lucélia Santos.  Contando com uma banda musical em cena,  a estreia aconteceu no teatro do Sesc Pompeia em 2019.

TEASER DO CABARÉ TRANSPOÉTICO

veja mais em:

https://beatrizazevedo.com/gallery/cabare-transpoetico/

Festival de Inverno do Sesc Rio, em Petrópolis e Friburgo, 2018

A Acrobeat está realizando 4 atividades, abarcando as linguagens do Teatro, da Música e da Literatura, no Festival de Inverno do Sesc Rio.  No palácio Quitandinha em Petrópolis acontece o Seminário Teatral com Beatriz Azevedo e Zé Celso Martinez Correa, e o show antroPOPhagia, com participação especial de Zé Celso do Teatro Oficina.  No Sesc Friburgo acontece o Encontro Literário com Beatriz Azevedo, Marcia Tiburi, e Peter Pal Pelbart, e o show musical antroPOPhagia.

Devorações 2017

A Acrobeat está em processo de realização do filme longa-metragem e da série de 13 programas para TV Devorações, em parceria com a Samba Filmes, do Rio de Janeiro.  Já realizamos encontros e filmagens com Arnaldo Antunes, Jorge Mautner, Lucélia Santos, Marcia Tiburi, Matheus Nachtergaele, Renato Borghi, Zé Celso Martinez Correa, e outros.

Antropofagias em Ouro Preto e Mariana (MG), 2017

A Acrobeat realizou o projeto nas cidades históricas mineiras, assinando a Curadoria artística da programação cultural na Casa da Ópera em Ouro Preto e no Teatro do SESI em Mariana.   Levando artistas e intelectuais como Marcia Tiburi, Zé Celso Martinez Correa, Zélia Duncan e outros.

Roteiro das Minas, Museu de Congonhas (MG), 2016

A Acrobeat realizou o projeto na cidade histórica mineira, assinando a Curadoria artística da programação cultural do Museu de Congonhas,

Levando artistas como Arnaldo Antunes, João Bosco, Matheus Nachtergaele, Zé Celso Martinez Correa, Zélia Duncan, e outros, para espetáculos ao ar livre no Anfiteatro do Museu, com lotação sempre esgotada, com público médio de 700 pessoas por apresentação.  Além dos espetáculos, o projeto incluiu 5 oficinas gratuitas voltadas para o público local e artistas da cidade, investindo na formação cultural e artística da população.

Lançamento do livro Antropofagia Palimpsesto Selvagem

Em parceria com a editora Cosac Naify e a Folha de São Paulo, a Acrobeat realizou o lançamento do livro de Beatriz Azevedo em São Paulo, com debate entre a filósofa Marcia Tiburi, o diretor de teatro Zé Celso e a autora, sob mediação do jornalista da Folha de S.Paulo, Nelson de Sá.  O lançamento do livro também aconteceu no Museu de Congonhas, com participação do ator Matheus Nachtergaele.

AnthroPOPhagia, São Paulo, Barcelona 2014/2015

A Acrobeat produziu o disco e os shows antroPOPhagia

– Lançamento na Espanha pelo Selo Discmedi de Barcelona

– Show musical dentro da Exposição de Eduardo Viveiros de Castro “Variações do Corpo Selvagem”, no SESC SP.

– Virada Cultural de São Paulo

– 2 shows no Sesc Bom Retiro em SP, com participações de Jaques Morelenbaum e VInicius Cantuaria.

– 2 shows de lançamento no Sesc Pompeia em SP, com as participações de Bocato, Jaques Morelenbaum, Gustavo Galo e Zélia Duncan.

– disco Anthropophagia ao vivo em NY, lançado pela Biscoito Fino no Brasil


WOMEX world music expo 2014

Espanha, Santiago de Compostela.

A Acrobeat foi premiada pelo edital do Ministério da Cultura.


Projeto Beatriz Azevedo & Bárbaros Tecnizados, 2012/2013

Aprovado pelo PROAC ICMS SP

– Temporada de 8 shows no Teatro Sergio Cardoso (São Paulo).

– Projeto Cult APAA SP.

– Sesc Ipiranga São Paulo

– 2 shows no Teatro do Sesc Copacabana, Rio de Janeiro.


ANTHROPOPHAGIA at Celebrate Brazil
Lincoln Center [New York] USA 2012

Nublu Jazz Festival [New York] USA, 2012

CMJ Music Marathon & Film Festival [New York] USA, 2011

Festival Femmes du Monde [Paris] França, 2010

Popkomm Festival [Berlim] Alemanha, 2008

Dunya Festival [Rotterdam] Holanda, 2007

Copa da Cultura [Berlim] Alemanha, 2006

Beatriz Azevedo no projeto Viva Voz @ Oi Futuro Ipanema, 2011

A Acrobeat foi responsável pela produção dos 2 shows no Rio de Janeiro. No Oi Futuro Ipanema, Beatriz Azevedo contou com a participação especial de Jorge Mautner, Mariana de Moraes e Quarteto Primo. 

Projeto PAGU100 OSWALD 120
Show com José Miguel Wisnik músicas criadas a partir de poemas de Oswald de Andrade e Patrícia Galvão. Este espetáculo foi apresentado em São Paulo e também no MIRADA FESTIVAL IBERO-AMERICANO.

Música e Poesia no Brasil

CPFL Cultura

Curadoria do projeto realizado no núcleo CPFL de Música Popular, ciclo com duração de 2 meses, com apresentações de:

Jorge Mautner e Nelson Jacobina, Celso Sim e Wilson Sukorski, Carlos Rennó e Pedro Luis, Augusto de Campos e Cid Campos, Suzana Salles e Arthur Nestrovski, Chico César, Luiz Tatit e Dante Ozzetti.

Teatro de Bernard Marie Koltès.  Ciclo de leituras dramáticas e debates na Aliança Francesa de São Paulo, a partir da tradução e encenação da obra do dramaturgo francês Bernard Marie Koltès, por Beatriz Azevedo, publicada pela primeira vez no Brasil pela Editora Hucitec.

Bienal de Poesia de BH

Navegar é Preciso (Portugal-Brasil-África)

Ciclo reunindo poetas, músicos e atores dos 3 continentes.

Centro Cultural São Paulo.


Poesia no Centro Cultural São Paulo

Ciclo extenso de apresentações de poetas e músicos no Centro Cultural SP e na Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo.  Curadoria de Beatriz Azevedo, realização da Acrobeat.

Participaram, entre outros, Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Roberto Piva, Chacal, Alice Ruiz, Fabio Weintraub, e diversos outros poetas.


Fla/Bra Festival nos Estados Unidos

Acrobeat levou aos EUA a performance de rua Peripatético Poema-de-Chão de Beatriz Azevedo. A artista apresentou-se ao lado do poeta Augusto de Campos e do músico de invenção Lívio Tragtemberg.


CD Alegria

Programa Petrobrás Cultural + Biscoito Fino

Projeto premiado pelo Edital da Petrobrás e aprovado pelo Ministério da Cultura.  O resultado final gerou 3000 cópias do CD alegria.


Shows de lançamento do CD Alegria @ Sesc SP

A empresa ACROBEAT foi responsável pela realização dos shows de lançamento do CD Alegria na cidade de SP, com apresentações no Sesc Santana e Temporada de 6 shows no Sesc Avenida Paulista.


Workshops Projeto Alegria @ Oficina Cultural Oswald de Andrade

Criação e realização de diversas oficinas gratuitas para criação do espetáculo Alegria, possibilitando interação dos alunos e do público no processo criativo.


Temporada do Espetáculo Matamoros

CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) SP

A encenação do texto de Hilda Hilst foi um projeto realizado no Centro Cultural Banco do Brasil em SP em 2007, permanecendo 3 meses em cartaz. 


Show de Beatriz Azevedo na FLIP 2005
FLIP Festa Literária Internacional de Paraty

Apresentação musical gratuita na Festa Literária Internacional de Parati


Palavra Viva Oswald de Andrade
Sesc Pinheiros

Curadoria e realização do projeto no Sesc Pinheiros em São Paulo, ciclo de debates e leituras da obra do escritor Oswald de Andrade, com participação de: Antonio Candido, Rudá de Andrade, Marília de Andrade, Jorge Schawrtz, Pschoal da Conceição, João Alexandre Barbosa, Cid Campos, Luiz Fernando Ramos, Beatriz Azevedo e Zé Celso Martinez Correa.


Palavra Viva Hilda Hilst
Sesc Pinheiros

Curadoria e realização do projeto no Sesc Pinheiros em São Paulo, ciclo de debates e leituras da obra da escritora Hilda Hilst, com participação de:

Antonio Fernando de Franceschi, Beatriz Azevedo, Carlos Vogt, Claudio Willer, Eliane Robert Moraes, Iara Jamra, Ligia Fagundes Telles, Mora Fuentes, Nelly Novaes Coelho, Maria Alice Vergueiro, Sabrina Greve, Sergio Mamberti, e outros.

Cabaret Antropofágico
Oficina Cultural Oswald de Andrade

Oficina de formação cultural a partir dos conceitos da Antropofagia, visando a difusão e criação artística, em processo gratuito e aberto ao público, incluindo aulas de canto, música, percussão, interpretação, etc.

Encontro Internacional de Antropofagia – EIA!
Sesc Pompéia (SP)

Curadoria e direção artística do 1º Encontro de Antropofagia, realizado no Sesc Pompéia em SP.  O evento reuniu antropólogos, filósofos, intelectuais, artistas e contou com a direção geral do encenador Zé Celso Martinez Correa e participação dos atores do Teatro Oficina.  Entre outros convidados nacionais e internacionais estão:

Beth Conklin, Charles Andrews Perrone, Christopher Dunn, Gilberto Vasconcellos, Gilles de Staal, Jorge Mautner, José Miguel Wisnik, Manuela Carneiro da Cunha, Sueli Rolnik, etc.

Leitura dramática de Hilda Hilst
Biblioteca Mário de Andrade (SP)

Realizada na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, em São Paulo, o evento foi gratuito e aberto ao público.  O texto Matamoros de Hilda Hilst foi interpretado por Maria Alice Vergueiro, Sabrina Greve, Beatriz Azevedo e Alvise Camozzi.

Lançamento da coletânea [beat] ri [z] na França
Mondomix

O selo Mondomix da França lançou na Europa o CD com coletânea de músicas da artista Beatriz Azevedo, licenciando o trabalho produzido no Brasil pelo selo/editora Acrobeat.

Apresentação de Beatriz Azevedo na Virada Cultural
Museu da Língua Portuguesa (SP)

Beatriz Azevedo apresentou, durante a Virada Cultural de São Paulo em 2006, seu trabalho poético-musical no Museu da Língua Portuguesa.

Show do 7 de setembro na Avenida Paulista
Sesc Paulista

Beatriz Azevedo foi convidada a apresentar espetáculo musical em comemoração ao 7 de setembro, no Teatro do Sesc Avenida Paulista, em SP.

Share this...
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Buffer
  • Tumblr
  • email

Type your email to receive news

Spotify

Instagram

beatrizazevedo__

Novo single: https://tratore.ffm.to/abasedosupremo
Prix ​​Cité Internationale des Arts Paris.
Visiting Scholar New York University.
❤️
saiba mais 👇🏽

É sempre bom lembrar e agradecer, antes de embarca É sempre bom lembrar e agradecer, antes de embarcar nas viagens dos próximos capítulos.
Uma das alegrias do período recente como Visiting Scholar na NYU foi conviver com pessoas que admiro, em especial Robert Stam, Spike Lee e Richard Schechner, nos departamentos de Cinema Studies e Performance Studies da New York University. Além de todo saber, eles conhecem o Brasil e valorizam minha pesquisa, a arte e cultura do meu país, então a troca foi generosa.
A outra delícia foi morar mais uma vez em Manhattan, desta vez no Greenwich Village. Circular a ilha de bike, para cima e para baixo, beirando o Hudson river, o East river, atravessar o Central Park, escutar jazz e música do mundo todo, cantar e tocar com os melhores músicos, sempre na palma da mão. Abastecer a despensa no Whole Foods, com tudo orgânico. Entrar de carteirinha na NY Public Library, no MoMA, no Lincoln Center, no Met. Ver o por do sol no Battery Park e curtir os Piers.  Curtir NY com quem veio visitar e passar períodos comigo, em especial Laura e Pepi, e estar mais uma vez com meus amigos queridos a quem agradeço sempre, Nando, Gabi & Eran, Nilton, Eder, Bob, Cyro & Ele, Mauro, Gui, Zé, Vini, Jamie & Michael, e tant@s mais.
Nos últimos tempos, foram 3 vezes de moradia longa em New York, da primeira vez para estudar Música durante 4 anos, as muitas outras vezes para criar e apresentar shows nos belos teatros de NY como o Lincoln Center ou Joe’s Pub, e desta última vez vinculada à NYU, com o bonus incrível de morar no predinho dos professores da universidade, com varandão e pracinha em frente, apreciando diariamente o Sasaki Garden, coberto de neve no inverno rigoroso, desabrochando na primavera, verde no verão, amarelo no outono, e depois de novo branco e gélido, and so on…
I am really, really thankfull!
Fiquei tão envolvida nesses anos, tão ocupada, tão imersa durante a última temporada morando em New York, que nem dava tempo de postar nada!  rsrs... Em tempo, aqui vão algumas memórias, antes de virar a página do tempo…
Agora avante, com coragem e inspiração para assumir os novos desafios no horizonte.
Evoé!
❤️❤️❤️
Seguir no Instagram

beatrizazevedo__

Novo single: https://tratore.ffm.to/abasedosupremo
Prix ​​Cité Internationale des Arts Paris.
Visiting Scholar New York University.
❤️
saiba mais 👇🏽

É sempre bom lembrar e agradecer, antes de embarca É sempre bom lembrar e agradecer, antes de embarcar nas viagens dos próximos capítulos.
Uma das alegrias do período recente como Visiting Scholar na NYU foi conviver com pessoas que admiro, em especial Robert Stam, Spike Lee e Richard Schechner, nos departamentos de Cinema Studies e Performance Studies da New York University. Além de todo saber, eles conhecem o Brasil e valorizam minha pesquisa, a arte e cultura do meu país, então a troca foi generosa.
A outra delícia foi morar mais uma vez em Manhattan, desta vez no Greenwich Village. Circular a ilha de bike, para cima e para baixo, beirando o Hudson river, o East river, atravessar o Central Park, escutar jazz e música do mundo todo, cantar e tocar com os melhores músicos, sempre na palma da mão. Abastecer a despensa no Whole Foods, com tudo orgânico. Entrar de carteirinha na NY Public Library, no MoMA, no Lincoln Center, no Met. Ver o por do sol no Battery Park e curtir os Piers.  Curtir NY com quem veio visitar e passar períodos comigo, em especial Laura e Pepi, e estar mais uma vez com meus amigos queridos a quem agradeço sempre, Nando, Gabi & Eran, Nilton, Eder, Bob, Cyro & Ele, Mauro, Gui, Zé, Vini, Jamie & Michael, e tant@s mais.
Nos últimos tempos, foram 3 vezes de moradia longa em New York, da primeira vez para estudar Música durante 4 anos, as muitas outras vezes para criar e apresentar shows nos belos teatros de NY como o Lincoln Center ou Joe’s Pub, e desta última vez vinculada à NYU, com o bonus incrível de morar no predinho dos professores da universidade, com varandão e pracinha em frente, apreciando diariamente o Sasaki Garden, coberto de neve no inverno rigoroso, desabrochando na primavera, verde no verão, amarelo no outono, e depois de novo branco e gélido, and so on…
I am really, really thankfull!
Fiquei tão envolvida nesses anos, tão ocupada, tão imersa durante a última temporada morando em New York, que nem dava tempo de postar nada!  rsrs... Em tempo, aqui vão algumas memórias, antes de virar a página do tempo…
Agora avante, com coragem e inspiração para assumir os novos desafios no horizonte.
Evoé!
❤️❤️❤️
Before embarking on the next chapter, I want to e Before embarking on the next chapter,  I want to express my gratitude for my recent time as a Visiting Scholar at NYU.
It was a joy to collaborate with people I admire, like Robert Stam, Spike Lee, and Richard Schechner at NYU’s Cinema and Performance Studies departments. They value my research and Brazilian art and culture, making our exchange great.
Living in Greenwich Village again was a delight. I enjoyed biking the island, listening to jazz, playing with great musicians, stocking up at Whole Foods, attending institutions like the NY Public Library and MoMA. I loved watching the sunset at Battery Park and spending time with dear visitors Laura and Pepi, and my many dear friends Nando, Gabi & Eran, Nilton, Eder, Bob, Cyro & Ele, Mauro, Gui, Zé, Vini, Jamie & Michael…
This was my third extended stay living in NYC, following four years studying music and other many visits for presenting concerts at Lincoln Center, Joe’s Pub, etc. This last time, arriving in the midst of the Covid and trying to survive another grim virus that was ravaging Brazil at the time, it was an incredible bonus to live in the NYU Professors’ building, with a balcony overlooking Sasaki Garden, which I enjoyed throughout the four seasons, from harsh winter to generous summer, and then all over again.
I was so busy and immersed during this last season that I didn’t even post anything, lol! 
Now, I share these memories before turning the page for the future.
Onwards, with courage and inspiration to take on new challenges on the horizon. 
Thanks, Love & Evoé!
❤️❤️❤️
❤️🙏🏾❤️🙏🏾❤️🙏🏾❤️ ❤️🙏🏾❤️🙏🏾❤️🙏🏾❤️
Não vamos deixar! Brasil contra a PEC da bandidag Não vamos deixar!  Brasil contra a PEC da bandidagem e contra a anistia para criminosos.
SEM ANISTIA PARA GOLPISTAS E CANALHAS. SEM ANISTIA PARA GOLPISTAS E CANALHAS.
🎧🙌🏾💜 🎧🙌🏾💜
[ Sabe a mar ] Ao falar sobre algo com gosto de p [ Sabe a mar ]

Ao falar sobre algo com gosto de peixe
dizem: 
sabe a mar

Camões é um bonde amarelo
que quase sempre sai dos trilhos
e inventa a língua dos paralelepípedos

O humor profano avisa nas placas 
no meio da estrada:
não atire beatas pelas janelas

Se o mundo é moribundo
celebram n’o limbo de Miguilim
o alecrim da alegria

Cravos vermelhos brotam dos muros
bordam azulejos com o azul do mar
e há pegadas de dinossauros por todo lugar

Na estrada de Sintra cada vez menos perto de mim
a lua cheia sobre o Tejo
está ao pé dele, só ao pé dele

O jardim afrodisíaco de Serralves
a ponte luminosa sobre o Douro
- paro diante da paisagem e o que vejo sou eu

Para além do shocking center
do telemóvel
do telemarketing

há que se apanhar o peixe com as mãos de Adília
há que se engasgar com a espinha do mistério de Herberto
há que se comer quente Pessoa à moda do Porto

Pois.

Mais poesia não há

Portugal é para quem sabe a mar

[ Beatriz Azevedo ] 
Lisboa, 19 de agosto 2025
Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim. A tua bele Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho.
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim

*

A terra o sol o vento o mar
São a minha biografia e são meu rosto

*

De todos os cantos do mundo
Amo com um amor mais forte e mais profundo
Aquela praia extasiada e nua,
Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.

Cheiro a terra as árvores e o vento
Que a Primavera enche de perfumes
Mas neles só quero e só procuro
A selvagem exalação das ondas
Subindo para os astros como um grito puro.

*

Quando eu morrer voltarei para buscar
Os instantes que não vivi junto do mar

Sophia de Mello Breyner Andresen 💙
Salve rapaziada! Sextou legal com esse mercúrio r Salve rapaziada!  Sextou legal com esse mercúrio retrógrado e o saturno sobre o sol do Bozo. O célebre aqui se faz, aqui se paga. Paga-se em prestações, com tornozeleiras… Eu acredito é na rapaziada que segue em frente… salve a UNE @uneoficial 🤍 #semanistiaaosgolpistas
Muito obrigada, Paris, por sempre me fazer sentir Muito obrigada, Paris, por sempre me fazer sentir tão bem-vinda.
Obrigada a Andrea, Hélène, Sacha, Emma, Sybil e Élise,
que festa incrível, que recepção calorosa!
Fiquei muito feliz em ouvir minha música tocada nessa festa maravilhosa em Paris. Muito grata pelo lindo pôr do sol.
Foi uma alegria participar da Saison France Brésil ao lado dos amigos poetas Patricia, Eduardo e Natasha.
A poesia brasileira, literalmente, viu Paris ferver a 40 naquela noite! Que bom ter Helene, Elodie e Catherine na plateia.
Obrigada a toda equipe da Fondation Calouste Gulbenkian en France, que nos acolheu tão bem.
Muito agradecida pela belíssima tradução de Maria, sem a qual eu nem poderia viver a experiência de ler meus poemas em Francês.
Te amo, Paris, do fundo do meu ❤️ Merci infiniment, Paris, de m’avoir toujours si bien accueillie.
Merci à Andrea, Hélène, Sacha, Emma, Sybil et Élise,
quelle fête incroyable, quel accueil chaleureux !
J’étais si heureuse d’entendre ma musique lors de cette merveilleuse fête à Paris. Je suis tellement reconnaissante pour le magnifique coucher de soleil.
Ce fut une joie de participer à la Saison France Brésil aux côtés de mes amis poètes Patricia, Eduardo et Natasha.
La poésie brésilienne a littéralement fait bouillir Paris à 40 degrés ce soir-là ! C’était tellement merveilleux d’avoir Hélène, Élodie et Catherine dans le public.
Merci à toute l’équipe de la Fondation Calouste Gulbenkian en France, pour son accueil si chaleureux.
Je suis infiniment reconnaissante pour la magnifique traduction de Maria, sans laquelle je ne pourrais même pas lire mes poèmes en français.
Je t’aime, Paris, du plus profond de mon cœur.
Merci infiniment, Paris, de m’avoir toujours si bi Merci infiniment, Paris, de m’avoir toujours si bien accueillie.
Merci à Andrea, Hélène, Sacha, Emma, Sybil et Élise, quelle fête incroyable, quel accueil chaleureux !
J’étais si heureuse d’entendre ma musique lors de cette merveilleuse fête à Paris. Je suis tellement reconnaissante pour le magnifique coucher de soleil.
Ce fut une joie de participer à la Saison France Brésil aux côtés de mes amis poètes Patricia, Eduardo et Natasha.
La poésie brésilienne a littéralement fait bouillir Paris à 40 degrés ce soir-là ! C’était tellement merveilleux d’avoir Hélène, Élodie et Catherine dans le public.
Merci à toute l’équipe de la Fondation Calouste Gulbenkian en France, pour son accueil si chaleureux.
Je suis infiniment reconnaissante pour la magnifique traduction de Maria, sans laquelle je ne pourrais même pas lire mes poèmes en français.
Je t’aime, Paris, du plus profond de mon cœur.

Muito obrigada, Paris, por sempre me fazer sentir tão bem-vinda.
Obrigada a Andrea, Hélène, Sacha, Emma, Sybil e Élise, que festa incrível, que recepção calorosa!
Fiquei muito feliz em ouvir minha música tocada nessa festa maravilhosa em Paris. Muito grata pelo lindo pôr do sol.
Foi uma alegria participar da Saison France Brésil ao lado dos amigos poetas Patricia, Eduardo e Natasha.
A poesia brasileira, literalmente, viu Paris ferver a 40 naquela noite! Que bom ter Helene, Elodie e Catherine na plateia.
Obrigada a toda equipe da Fondation Calouste Gulbenkian en France, que nos acolheu tão bem.
Muito agradecida pela belíssima tradução de Maria, sem a qual eu nem poderia viver a experiência de ler meus poemas em Francês.
Te amo, Paris, do fundo do meu ❤️
Ei Paris, estou voltando! Oi verão, me espera, ch Ei Paris, estou voltando!  Oi verão, me espera, chego ao Norte com o Sol. ❤️ 
Tod@s convidad@s para nossa apresentação na Fondation Gulbenkian em Paris.

Saison France-Brésil 2025
Fondation Gulbenkian en France

La poésie brésilienne en France : déplacements, traductions et écriture translinguistique

Dans le cadre de la Saison France-Brésil 2025, la Bibliothèque Gulbenkian aura le plaisir d’accueillir les poètes brésiliens Beatriz Azevedo, Eduardo Jorge, Natasha Belfort Palmeira et Patrícia Lavelle.

01 Jul 2025
Tuesday, 18:30h

Bibliothèque Gulbenkian
7P, boulevard Jourdan 
Paris
France

Photo at Cité des Arts Paris: Nina Bruno
Estreia do novo show de João Bosco, “Boca Cheia de Estreia do novo show de João Bosco, “Boca Cheia de Frutas”, que beleza!  Composições incríveis, banda fenomenal. 
Viva a música brasileira! 
Esses convites, esses presentes que só o Rio de Janeiro oferece 🙏🏾🩵
Muito obrigada, João Bosco, Cristóvão Bastos, Guto Wirtti, Kiko Freitas, Ricardo Silveira.

Entre dezenas de pérolas, João cantou também a obra-prima Sinhá, sua parceria com Chico Buarque:
Eu choro em iorubá / Mas oro por Jesus
Para que que vosmicê / Me tira a luz.

Dorival Caymmi falou pra Oxum
Com Silas tô em boa companhia
O Céu abraça a Terra
Deságua o rio na Bahia

Vida é fazer
Todo sonho brilhar
Luz do querer
Não vai desbotar

A voz vibra e a mão escreve mar
Buscar a mão do mar
Me arrastar até o mar, procurar o mar.

Passo no florista / Quase sem dinheiro / E compro um buquê/ Esse cartãozinho / Que eu vou escrever / Podia ser de amor pra você
Que eu vou escrever / Podia ser de amor pra você
Podia ser de amor 
pra você.

Bom final de semana ❤️
Viva Lucélia Santos! @luceliasantosoficial Feliz Viva Lucélia Santos! @luceliasantosoficial 
Feliz renascimento, Sussu!
Amiga querida, mestra e parceira de cena, camarada de ativismo político.
Sempre arrasando!
Quando era criança, chorei muito com a “escrava Isaura”…
Adolescente, fui proibida de assistir os filmes em que interpretava Nelson Rodrigues…
Já adulta, tenho a alegria de compartilhar palcos, palanques, carnavais, praias, mesas e telas.
Na vida, eu morro de rir com Lucélia!
Viva você, Sussu! ❤️ Toda alegria do mundo!
HILDA HILST 21/04/1930 - Ethernidade ❤️ Aflição de HILDA HILST
21/04/1930 - Ethernidade
❤️
Aflição de ser água em meio à terra
E ter a face conturbada e móvel.
E a um só tempo múltipla e imóvel
Não saber se se ausenta ou se te espera.
Aflição de te amar, se te comove.
E sendo água, amor, querer ser terra.
Que alegria compartilhar o palco com artistas que Que alegria compartilhar o palco com artistas que a gente admira, com pessoas que a gente gosta, amigos que nos fazem rir, flutuar, vibrar, dançar. 

Plenitude estar com pessoas de escuta tão delicada, que se olham, estão em profunda conexão com a música, consigo e com todos.
Clarice, clareando.

Um time desses, bicho!

A vida presta.
E é bela.

Evoéros!
❤️
Gracias a la vida a dádiva da música, da amizade, Gracias a la vida a dádiva da música, da amizade, do amor.

Foi tudo lindo: o teatro lotado, o coração pleno, a entrega generosa, a equipe maravilhosa.

A lua cheia, a fábrica de Lina Bo Bardi, a platéia ímpar, a poesia.

Clarice clarão.

❤️

📸 @jamilkubruk.fotografia 

Piano @cristovaobastos 
Violoncelo Jaques Morelenbaum @morelenba1 
Bateria e percussão @mauriciochiari 
Gaita @marcodevita 
Voz e violão @beatrizazevedo__ 
Voz violão e percussão @morenoveloso 

Projeções @cica_lucchesi 
Iluminação @danieluryon 
Figurino @ar.lisboa @alessandro.radloff 
Engenheiro de Som @brauliopassos 
Som dos monitores @juniabenali 
Videomaker @igormarotti 
Fotografia @jamilkubruk.fotografia 
Coordenação técnica Daniel Uryon
Produção executiva @u.plus.cultural 
Produção SP Kubruk e @maria_de_aguirre_ 
Projeto Azevedo Produções
Programação e Comunicação @sescpompeia 
Realização @sescsp
CANTO, parceria entre @beatrizazevedo__ e @morenov CANTO, parceria entre @beatrizazevedo__ e @morenoveloso com levada de maculelê (ritmo afro-brasileiro que deu origem ao funk carioca), está no repertório do show CLARICE CLARÃO, no teatro do Sesc Pompeia neste final de semana.
A banda conta com Cristóvão Bastos (piano), Jaques Morelenbaum (violoncelo), Mauricio Chiari (bateria), Marco de Vita (gaita), além de Beatriz Azevedo (voz + violão) e Moreno Veloso (voz + violão).
O show é uma imersão no universo de Clarice Lispector e marca o lançamento do single A Base do Supremo, além do  LP com capa assinada por Marcia Tiburi.
Garanta seu ingresso!
Sábado 12 de abril 21h
Domingo 13 de abril 18h
Beatriz Azevedo e Moreno Veloso no Teatro do Sesc Beatriz Azevedo e Moreno Veloso no Teatro do Sesc Pompeia!
Show Clarice Clarão, imersão no universo de Clarice Lispector.
Sábado 12 de abril 21h
Domingo 13 de abril 18h

Piano Cristóvão Bastos 
Violoncelo Jaques Morelenbaum
Bateria e percussão Mauricio Chiari 
Gaita Marco de Vita
Voz e violão Beatriz Azevedo
Voz violão e percussão Moreno Veloso

Projeções Ciça Lucchesi
Iluminação Daniel Uryon
Figurino Ar Lisboa Alessandro Radloff
Engenheiro de Som Braulio Passos 
Som dos monitores Junia Benali
Videomaker Igor Marotti
Fotografia Jamil Kubruk
Coordenação técnica Daniel Uryon
Produção executiva UPlus Cultural
Produção SP Kubruk
Projeto Azevedo Produções
Programação e Comunicação SESC POMPEIA
Realização SESC SP

Garanta seu ingresso:
https://www.sescsp.org.br/programacao/clarice-clarao-beatriz-azevedo-e-moreno-veloso-2

Faça o pre-save do novo single:
https://tratore.ffm.to/abasedosupremo
Beatriz Azevedo e Moreno Veloso em São Paulo, não Beatriz Azevedo e Moreno Veloso em São Paulo, não perca! ❤️
Show Clarice Clarão, imersão poética no universo de Clarice Lispector.
Sábado 12 de abril 21h
Domingo 13 de abril 18h
Teatro do Sesc Pompeia

Piano Cristóvão Bastos 
Violoncelo Jaques Morelenbaum
Bateria e percussão Mauricio Chiari 
Voz e violão Beatriz Azevedo
Voz violão e percussão Moreno Veloso

Projeções Ciça Lucchesi
Iluminação Daniel Uryon
Engenheiro de Som Braulio Passos 
Som dos monitores Alejandra
Fotografia Jamil Kubruk
Coordenação técnica Daniel Uryon
Produção executiva UPlus Cultural
Produção SP Kubruk
Projeto Azevedo Produções
Programação e Comunicação SESC POMPEIA
Realização SESC SP

Garanta seu ingresso:
https://www.sescsp.org.br/programacao/clarice-clarao-beatriz-azevedo-e-moreno-veloso-2/

Faça o pre-save do nosso novo single:
https://tratore.ffm.to/abasedosupremo
Seguir no Instagram

Curta no Facebook

Facebook Pagelike Widget

Youtube

Twitter

Tweets by @beatrizazevedo