
Nome fantasia: ACROBEAT
Razão social: Abss AZEVEDO PRODUÇÕES – ME
A ACROBEAT promove a cultura brasileira e intercâmbios internacionais, no Brasil e no exterior, desde 2005. Realizou junto ao Lincoln Center de Nova York o projeto Celebrate Brazil, incluindo exposições, filmes e apresentações musicais no Walter Reade Theatre em Manhattan. A convite da Princeton University, produziu o audiovisual Now Clarice para a celebração dos 100 anos da escritora Brasileira Clarice Lispector, em 2020. Em parceria com o SESC SP, lançou a seguir o álbum Agora Clarice com participação da artista Maria Bethânia e texto de apresentação de Caetano Veloso.
Registrada no CNPJ desde 2005, a ACROBEAT atua realizando projetos culturais, no Brasil e no exterior, com a participação de diversos artistas em linguagens como a literatura, a música, o teatro, o cinema, compondo um quadro consistente de atuação no campo cultural contemporâneo.
A Acrobeat já representou o país em importantes festivais internacionais como WOMEX na Espanha, CELEBRATE BRAZIL AT LINCOLN CENTER NY, NUBLU JAZZ FESTIVAL NY, CMJ MUSIC MARATHON NY, FESTIVAL FEMMES DU MONDE PARIS, MIRADA FESTIVAL IBERO-AMERICANO, POPKOMM FESTIVAL BERLIM, COPA DA CULTURA BERLIM, DUNYA FESTIVAL HOLANDA, ART ANTHROPOPHAGIE AUJOURD’HUI PARIS, FLIP PARATY, VERIZON MUSIC FESTIVAL NY, MOMA BRAZIL PREMIERE NY, entre outros.
Aqui vai um resumo do histórico de atuação da empresa. Desde a sua constituição, a ACROBEAT já realizou diversas atividades artístico-culturais, incluindo os seguintes projetos:
SHOWS CLARICE CLARÃO NO SESC POMPEIA
BEATRIZ AZEVEDO, MORENO VELOSO
CRISTÓVÃO BASTOS, JAQUES MORELENBAUM, MAURICIO CHIARI
São Paulo, 12 e 13 de abril 2025
https://www.instagram.com/p/DH1fWhevi4y/
CONCERT ACROBEAT IN PARIS
SHOW BEATRIZ AZEVEDO E MARIA DE MEDEIROS
Paris, 2023/2024
https://beatrizazevedo.com/album/acrobeat-in-paris/
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA CITÉ INTERNATIONALE DES ARTS
Paris 2023/2024
https://beatrizazevedo.com/album/beatriz-azevedo-invites-helio-flanders/
NOW CLARICE
Acrobeat + Princeton University + Sesc TV 2021
https://beatrizazevedo.com/album/now-clarice/
CLARICE CLARÃO
Selo Sesc 2022
https://beatrizazevedo.com/album/clariceclarao/
PROJETO P-O-E-S-I-A.org
(2020 – atual).
https://www.p-o-e-s-i-a.org/
Conselho
Alice Ruiz
Armando Freitas Filho
Chico Buarque de Holanda
Conceição Evaristo
Eliane Potiguara
Ricardo Aleixo
Silviano Santiago
e outros.
PORTAL ANTROPOFAGIA.COM.BR
(2005-atual)
https://www.antropofagia.com.br/
A.G.O.R.A. (Biscoito Fino 2019).
O novo disco de Beatriz Azevedo apresenta canções inéditas e participações especiais de artistas como Moreno Veloso, Zélia Duncan e Matheus Nachtergaele. Gravado nos estúdios da Biscoito Fino no Rio de Janeiro, o disco de Beatriz Azevedo conta com a presença de grandes músicos brasileiros como Bem Gil (guitarra), Cristóvão Bastos (piano), Jaques Morelenbaum (Violoncelo), Jorge Helder (Contrabaixo), entre outros. O disco AGORA traz ainda a participação internacional de Cyro Baptista, que em Nova York gravou diversos instrumentos recolhidos em suas turnês mundiais com Sting, Yo Yo Ma, e outros.
https://beatrizazevedo.com/album/a-g-o-r-a/
ÁLBUM A.G.O.R.A no SPOTIFY
Videoclipe CANTO [Beatriz Azevedo + Moreno Veloso]
ABRACADABRA (Ed. Demônio Negro, 2019)
Publicado por editora especializada em poesia e muito respeitada entre os amantes das letras, o mais novo livro de poemas de Beatriz Azevedo, Abracadabra, conta com prefácio de José Celso Martinez Correa. A Editora Selo Demônio Negro lançou uma publicação caprichada, feita a mão, revestida com tecido alemão. Este é o quarto livro de poemas da autora que já traduziu poetas e dramaturgos como Bernard Marie Koltés e Jean Genet, entre outros.
https://beatrizazevedo.com/livros/abracadabra/
Cabaré Transpoético (estreou no SESC POMPEIA 2019).
Inspirado no Cabaret Voltaire de Zurique, berço do dadaísmo e do surrealismo, o espetáculo navega pelo conceito de transpoesia. Haroldo de Campos havia já defendido a ideia de “transcriação”, irmanando a criação e a tradução em um mesmo gesto literário, durante o período concretista.
Este espetáculo investiga e transpassa as fronteiras entre as linguagens artísticas, integrando poesia, música, teatro, projeções audiovisuais e intervenções performáticas.
Os poemas de Beatriz Azevedo presentes no livro Abracadabra e as músicas do disco A.G.O.R.A. receberam a encenação de Aderbal Freire Filho e a interpretação das atrizes Beatriz Azevedo e Lucélia Santos. Contando com uma banda musical em cena, a estreia aconteceu no teatro do Sesc Pompeia em 2019.
TEASER DO CABARÉ TRANSPOÉTICO
veja mais em:
https://beatrizazevedo.com/gallery/cabare-transpoetico/
Festival de Inverno do Sesc Rio, em Petrópolis e Friburgo, 2018
A Acrobeat está realizando 4 atividades, abarcando as linguagens do Teatro, da Música e da Literatura, no Festival de Inverno do Sesc Rio. No palácio Quitandinha em Petrópolis acontece o Seminário Teatral com Beatriz Azevedo e Zé Celso Martinez Correa, e o show antroPOPhagia, com participação especial de Zé Celso do Teatro Oficina. No Sesc Friburgo acontece o Encontro Literário com Beatriz Azevedo, Marcia Tiburi, e Peter Pal Pelbart, e o show musical antroPOPhagia.
Devorações 2017
A Acrobeat está em processo de realização do filme longa-metragem e da série de 13 programas para TV Devorações, em parceria com a Samba Filmes, do Rio de Janeiro. Já realizamos encontros e filmagens com Arnaldo Antunes, Jorge Mautner, Lucélia Santos, Marcia Tiburi, Matheus Nachtergaele, Renato Borghi, Zé Celso Martinez Correa, e outros.
Antropofagias em Ouro Preto e Mariana (MG), 2017
A Acrobeat realizou o projeto nas cidades históricas mineiras, assinando a Curadoria artística da programação cultural na Casa da Ópera em Ouro Preto e no Teatro do SESI em Mariana. Levando artistas e intelectuais como Marcia Tiburi, Zé Celso Martinez Correa, Zélia Duncan e outros.
Roteiro das Minas, Museu de Congonhas (MG), 2016
A Acrobeat realizou o projeto na cidade histórica mineira, assinando a Curadoria artística da programação cultural do Museu de Congonhas,
Levando artistas como Arnaldo Antunes, João Bosco, Matheus Nachtergaele, Zé Celso Martinez Correa, Zélia Duncan, e outros, para espetáculos ao ar livre no Anfiteatro do Museu, com lotação sempre esgotada, com público médio de 700 pessoas por apresentação. Além dos espetáculos, o projeto incluiu 5 oficinas gratuitas voltadas para o público local e artistas da cidade, investindo na formação cultural e artística da população.
Lançamento do livro Antropofagia Palimpsesto Selvagem
Em parceria com a editora Cosac Naify e a Folha de São Paulo, a Acrobeat realizou o lançamento do livro de Beatriz Azevedo em São Paulo, com debate entre a filósofa Marcia Tiburi, o diretor de teatro Zé Celso e a autora, sob mediação do jornalista da Folha de S.Paulo, Nelson de Sá. O lançamento do livro também aconteceu no Museu de Congonhas, com participação do ator Matheus Nachtergaele.
AnthroPOPhagia, São Paulo, Barcelona 2014/2015
A Acrobeat produziu o disco e os shows antroPOPhagia
– Lançamento na Espanha pelo Selo Discmedi de Barcelona
– Show musical dentro da Exposição de Eduardo Viveiros de Castro “Variações do Corpo Selvagem”, no SESC SP.
– Virada Cultural de São Paulo
– 2 shows no Sesc Bom Retiro em SP, com participações de Jaques Morelenbaum e VInicius Cantuaria.
– 2 shows de lançamento no Sesc Pompeia em SP, com as participações de Bocato, Jaques Morelenbaum, Gustavo Galo e Zélia Duncan.
– disco Anthropophagia ao vivo em NY, lançado pela Biscoito Fino no Brasil
WOMEX world music expo 2014
Espanha, Santiago de Compostela.
A Acrobeat foi premiada pelo edital do Ministério da Cultura.
Projeto Beatriz Azevedo & Bárbaros Tecnizados, 2012/2013
Aprovado pelo PROAC ICMS SP
– Temporada de 8 shows no Teatro Sergio Cardoso (São Paulo).
– Projeto Cult APAA SP.
– Sesc Ipiranga São Paulo
– 2 shows no Teatro do Sesc Copacabana, Rio de Janeiro.
ANTHROPOPHAGIA at Celebrate Brazil
Lincoln Center [New York] USA 2012
Nublu Jazz Festival [New York] USA, 2012
CMJ Music Marathon & Film Festival [New York] USA, 2011
Festival Femmes du Monde [Paris] França, 2010
Popkomm Festival [Berlim] Alemanha, 2008
Dunya Festival [Rotterdam] Holanda, 2007
Copa da Cultura [Berlim] Alemanha, 2006
Beatriz Azevedo no projeto Viva Voz @ Oi Futuro Ipanema, 2011
A Acrobeat foi responsável pela produção dos 2 shows no Rio de Janeiro. No Oi Futuro Ipanema, Beatriz Azevedo contou com a participação especial de Jorge Mautner, Mariana de Moraes e Quarteto Primo.
Projeto PAGU100 OSWALD 120
Show com José Miguel Wisnik músicas criadas a partir de poemas de Oswald de Andrade e Patrícia Galvão. Este espetáculo foi apresentado em São Paulo e também no MIRADA FESTIVAL IBERO-AMERICANO.
Música e Poesia no Brasil
CPFL Cultura
Curadoria do projeto realizado no núcleo CPFL de Música Popular, ciclo com duração de 2 meses, com apresentações de:
Jorge Mautner e Nelson Jacobina, Celso Sim e Wilson Sukorski, Carlos Rennó e Pedro Luis, Augusto de Campos e Cid Campos, Suzana Salles e Arthur Nestrovski, Chico César, Luiz Tatit e Dante Ozzetti.
Teatro de Bernard Marie Koltès. Ciclo de leituras dramáticas e debates na Aliança Francesa de São Paulo, a partir da tradução e encenação da obra do dramaturgo francês Bernard Marie Koltès, por Beatriz Azevedo, publicada pela primeira vez no Brasil pela Editora Hucitec.
Bienal de Poesia de BH
Navegar é Preciso (Portugal-Brasil-África)
Ciclo reunindo poetas, músicos e atores dos 3 continentes.
Centro Cultural São Paulo.
Poesia no Centro Cultural São Paulo
Ciclo extenso de apresentações de poetas e músicos no Centro Cultural SP e na Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo. Curadoria de Beatriz Azevedo, realização da Acrobeat.
Participaram, entre outros, Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Roberto Piva, Chacal, Alice Ruiz, Fabio Weintraub, e diversos outros poetas.
Fla/Bra Festival nos Estados Unidos
Acrobeat levou aos EUA a performance de rua Peripatético Poema-de-Chão de Beatriz Azevedo. A artista apresentou-se ao lado do poeta Augusto de Campos e do músico de invenção Lívio Tragtemberg.
CD Alegria
Programa Petrobrás Cultural + Biscoito Fino
Projeto premiado pelo Edital da Petrobrás e aprovado pelo Ministério da Cultura. O resultado final gerou 3000 cópias do CD alegria.
Shows de lançamento do CD Alegria @ Sesc SP
A empresa ACROBEAT foi responsável pela realização dos shows de lançamento do CD Alegria na cidade de SP, com apresentações no Sesc Santana e Temporada de 6 shows no Sesc Avenida Paulista.
Workshops Projeto Alegria @ Oficina Cultural Oswald de Andrade
Criação e realização de diversas oficinas gratuitas para criação do espetáculo Alegria, possibilitando interação dos alunos e do público no processo criativo.
Temporada do Espetáculo Matamoros
CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) SP
A encenação do texto de Hilda Hilst foi um projeto realizado no Centro Cultural Banco do Brasil em SP em 2007, permanecendo 3 meses em cartaz.
Show de Beatriz Azevedo na FLIP 2005
FLIP Festa Literária Internacional de Paraty
Apresentação musical gratuita na Festa Literária Internacional de Parati
Palavra Viva Oswald de Andrade
Sesc Pinheiros
Curadoria e realização do projeto no Sesc Pinheiros em São Paulo, ciclo de debates e leituras da obra do escritor Oswald de Andrade, com participação de: Antonio Candido, Rudá de Andrade, Marília de Andrade, Jorge Schawrtz, Pschoal da Conceição, João Alexandre Barbosa, Cid Campos, Luiz Fernando Ramos, Beatriz Azevedo e Zé Celso Martinez Correa.
Palavra Viva Hilda Hilst
Sesc Pinheiros
Curadoria e realização do projeto no Sesc Pinheiros em São Paulo, ciclo de debates e leituras da obra da escritora Hilda Hilst, com participação de:
Antonio Fernando de Franceschi, Beatriz Azevedo, Carlos Vogt, Claudio Willer, Eliane Robert Moraes, Iara Jamra, Ligia Fagundes Telles, Mora Fuentes, Nelly Novaes Coelho, Maria Alice Vergueiro, Sabrina Greve, Sergio Mamberti, e outros.
Cabaret Antropofágico
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Oficina de formação cultural a partir dos conceitos da Antropofagia, visando a difusão e criação artística, em processo gratuito e aberto ao público, incluindo aulas de canto, música, percussão, interpretação, etc.
Encontro Internacional de Antropofagia – EIA!
Sesc Pompéia (SP)
Curadoria e direção artística do 1º Encontro de Antropofagia, realizado no Sesc Pompéia em SP. O evento reuniu antropólogos, filósofos, intelectuais, artistas e contou com a direção geral do encenador Zé Celso Martinez Correa e participação dos atores do Teatro Oficina. Entre outros convidados nacionais e internacionais estão:
Beth Conklin, Charles Andrews Perrone, Christopher Dunn, Gilberto Vasconcellos, Gilles de Staal, Jorge Mautner, José Miguel Wisnik, Manuela Carneiro da Cunha, Sueli Rolnik, etc.
Leitura dramática de Hilda Hilst
Biblioteca Mário de Andrade (SP)
Realizada na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, em São Paulo, o evento foi gratuito e aberto ao público. O texto Matamoros de Hilda Hilst foi interpretado por Maria Alice Vergueiro, Sabrina Greve, Beatriz Azevedo e Alvise Camozzi.
Lançamento da coletânea [beat] ri [z] na França
Mondomix
O selo Mondomix da França lançou na Europa o CD com coletânea de músicas da artista Beatriz Azevedo, licenciando o trabalho produzido no Brasil pelo selo/editora Acrobeat.
Apresentação de Beatriz Azevedo na Virada Cultural
Museu da Língua Portuguesa (SP)
Beatriz Azevedo apresentou, durante a Virada Cultural de São Paulo em 2006, seu trabalho poético-musical no Museu da Língua Portuguesa.
Show do 7 de setembro na Avenida Paulista
Sesc Paulista
Beatriz Azevedo foi convidada a apresentar espetáculo musical em comemoração ao 7 de setembro, no Teatro do Sesc Avenida Paulista, em SP.
